A tão famosa pílula do dia seguinte, como você já deve saber há muitos mitos e poucas verdades sobre este medicamento. Assunto extremamente polêmico, o uso dessa pílula divide opiniões, então, o Tem Dicas veio para tirar todas as suas dúvidas e te auxiliar na escolha de utilizá-la ou não. Você deve saber que esse tipo de pílula só é funcional (mesmo assim não garantindo 100% de eficácia) quando usada no máximo até 72 horas após a relação sexual, e, quanto mais tempo demorar para ingeri-la menores serão as chances do efeito ser total. Há no mercado, dois tipos de pílula do dia seguinte: uma é de dose única e a outra é composta de duas doses, uma que deve ser ingerida o quanto antes possível, e outra após 12 horas.
É possível adquirir esse tipo de pílula em qualquer farmácia de sua região mesmo sem receituário médico porém, somente um médico ginecologista poderá te informar se é seguro para o seu caso o uso desse medicamento. Vale ressaltar que esse tipo de pílula não ocorre como um abortivo, pois o seu efeito não é obtido quando o ovo já esta implantado e a gravidez iniciada, mas sim, quando a fecundação ainda não ocorreu (o medicamento irá dificultar o encontro do espermatozóide com o óvulo) ou então se a fecundação já tiver ocorrido, a pílula irá provocar uma descamação do útero impedindo que este óvulo seja implantado.
Se após ter tomado a pílula do dia seguinte, a seu ciclo menstrual tiver se alterado, não se assuste, esse é um sintoma normal. Além disso, você pode sentir dores nos seios, cefaléia, vômitos e náuseas. Porém, se você tiver vômito ou diarreia, repita a dose, caso contrario o remédio não fará efeito nenhum.

Contra indicações, Perigo!

Se você tem alguma doença hamatológica (ou seja, do sangue), vascular, tem hipertensão, ou é obesa nem pense em tomar este tipo de pílula, como a quantidade de hormônios que é ingerido é muito grande, podem formas coágulos no sangue que obstruem os vasos sanguíneos.
Se você tomar repetidamente a pílula do dia seguinte, além de seu efeito ir diminuindo a cada dose, você poderá ter alguma doença séria como por exemplo trombose e endometriose. O recomendado é no Maximo duas pílulas por ano, como o próprio nome diz, ela não serve como um contraceptivo, mas sim em casos extremos, portanto, não troque sua pílula rotineira e a camisinha pela pílula do dia seguinte.
Lembre-se que quando você tomar a pílula do dia seguinte você estará protegida apenas da relação que ocorreu anteriormente a ingestão da mesma, e não até a chegada da próxima menstruação. Portanto, lembre-se sempre de utilizar a camisinha que é o melhor método contraceptivo, além de prevenir um monte de doenças.
Aviso: Se automedicar pode trazer sérios problemas para a sua saúde, por isso antes de iniciar qualquer tratamento procure orientação médica. Lembre-se, todo e qualquer medicamento só deve ser utilizado quando recomendado por um médico.