Background

História do voto eletrônico no Brasil

O voto eletrônico no Brasil começou muito antes do início do uso da urna eletrônica, em 1986, quando todos os eleitores do país foram cadastrados na base de dados do TSE.
O processo de informatização total do voto foi concluído em 2000, quando a urna eletrônica foi utilizada em todo o território nacional.


Conheça a história do voto eletrônico no país:

Processamento eletrônico

O voto vinculado foi eliminado da legislação eleitoral em 1982. Isso abriu espaço para o processamento eletrônico de dados nos serviços eleitorais.
Em 1986, foi realizado o recadastramento de 69,3 milhões de eleitores em todo o território nacional, sob a supervisão do Tribunal Superior Eleitoral, um passo essencial à modernização de todo o processo de votação. Até então havia milhões de títulos de origem duvidosa e a numeração dos documentos era limitada ao âmbito estadual.
Após o recadastramento, os títulos foram reclassificados com um padrão numeral nacional, tornando o sistema significativamente mais seguro e organizado.
Assista a um vídeo do TSE.

Informatização

Em 1994, pela primeira vez na História, a totalização das eleições gerais foi feita pelo computador central do Tribunal Superior Eleitoral.
O primeiro projeto de urna eletrônica nasceu em 1995 e, durante as eleições municipais de 1996, o projeto foi concluído. Naquele ano, um terço do eleitorado votou nas novas urnas.
Dois anos depois, esse número aumentou para dois terços dos eleitores e, em 2000, todo o eleitorado brasileiro votou por meio eletrônico.

Urna biométrica

Para garantir que as eleições brasileiras sejam mais seguras, começou a ser implantada nas eleições de 2008 um novo método de identificação dos eleitores. Em vez de apenas apresentar documentos, que podem ser falsificados, os cidadãos são identificados pelas impressões digitais. O registro digital já começou e, quando concluído, será um dos bancos de dados mais avançados e precisos do mundo.

Fonte:
TSE

Categories: Share

Leave a Reply

Deixe seu comentário aqui
Para exibir sua foto, escreva o seu comentário e clique em "Visualizar" e em seguida clique em "Adicionar Foto de Perfil"(Só é exibido quando o comentário é publicado como Conta do Google).